Réquiem Alemão Op.45
Johannes Brahms (1833-1897)
Johannes Brahms

Nikolaus Harnoncourt
Johannes Brahms
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
No dia 7 de maio de 1833, em Hamburgo, nasceu Johannes Brahms. Seu pai, Johan Jacob, era contrabaixista e ganhava a vida tocando nos bares e nas tavernas da cidade portuária. Logo ele percebeu os dotes incomuns do filho e quando este completava 7 anos, contratou o excelente professor Otto Cossel para dar-lhe aulas de piano. Aos sete anos, incentivado pela família, começou fazer aulas de piano. O talento do menino era tanto que, com apenas dez anos, realizou o primeiro concerto público com composições de Mozart e Beethoven.
Em 1863, o compositor foi morar em Viena. É na capital austríaca que ele obtém sucesso e dedica-se exclusivamente à composição. O mérito de grande compositor chegou com a estréia do Réquiem alemão, em 1868.
Brahms considerava-se, orgulhosamente, um "pagão" por não acreditar em Deus. Manteve-se solteiro e dedicou a vida às viagens pela Europa, principalmente à Itália. Morreu aos 63 anos, de câncer no fígado, no dia 03 de abril de 1897.
Hans von Bülow faz referência de Brahms como um dos "três Bs da música", apelidando a sua primeira sinfonia como décima, fazendo referência à sua sucessão a Beethoven.
Fontes: http://musicaclassica.folha.com.br/cds/21/biografia.htmlNikolaus Harnoncourt
Maestro
O maestro austríaco Nikolaus Harnoncourt nasceu em 1929 em Berlim. Viveu toda a sua infância e juventude em Graz, onde realizou os seus primeiros estudos musicais. Prosseguiu depois a aprendizagem do violoncelo na Academia de Música de Viena.
Entre 1952 e 1969 o então violoncelista Nikolaus Harnoncourt foi membro da Orquestra Sinfónica de Viena. Em 1953 fundou o agrupamento Concentus Musicus de Viena, juntamente com a sua esposa, a violinista Alice Harnoncourt.
Entre 1972 e 1993, Nikolaus Harnoncourt leccionou na Escola Superior de Música Mozarteum de Salzburgo. A sua actividade encontra-se documentada por dois livros publicados pela Residenzverlag.
Desde 1971, Nikolaus Harnoncourt tem vindo a trabalhar, entre outras cidades, em Viena, Zurique e Amsterdão, dirigindo um vasto repertório operático que se estende de Monteverdi a Richard Strauss. Apresenta-se igualmente em concerto, à frente das mais destacadas orquestras. A sua obra encontra-se documentada por numerosas gravações bem sucedidas junto da crítica e do público.
No decurso da sua brilhante carreira, Nikolaus Harnoncourt tem vindo a receber diversos prémios e distinções honoríficas.
Texto tira do site: http://www.musica.gulbenkian.pt/cgi-bin/wnp_db_dynamic_record.pl?dn=db_musica_bios_pt&sn=musica&orn=366
http://www.megavideo.com/?d=8MAGJPPH Assita o Réquiem online
http://www.megaupload.com/?d=8MAGJPPH Baixe o video
http://imslp.info/files/imglnks/usimg/1/18/IMSLP23011-PMLP11297-BraWV__S._177.pdf
Partitura pdf Grade (score)
Réquiem Alemão Op.45
Johannes Brahms (1833-1897)
"O réquiem ateu". Com este epíteto infeliz foi descrito, certa feita, o opus 45 de Johannes Brahms, sob o pretexto do escasso número de vezes em que seu texto menciona a Deus, pelo menos diretamente. Contudo, poucas obras na história da música aparecem tão impregnadas de espiritualidade, não apenas no que diz respeito ao texto, mas também no que concerne à própria música.
O fato de que o próprio Brahms designasse esta obra-prima como "ein deutsches Requiem", ou mais exatamente, "eine Art deutsches Requiem (um tipo de réquiem alemão)" obedece ao propósito de configura-la como uma composição de índole exclusivamente musical e, portanto, alheia à celebração litúrgica, apesar de que "Requiem" é, precisamente, a palavra com a qual inicia-se o Introitus da missa aos mortos da Igreja Católica, a qual, no âmbito musical, deu origem a numerosas obras de caráter religioso pelas mãos de Ockeghem, Lassus, Morales, Palestrina, Cavalli, Scarlatti, Mozart, Cherubini, Berlioz, Liszt, Verdi, Dvorák ou Fauré.
Dois foram os acontecimentos que impulsionaram Brahms a compor o seu réquiem: o falecimento, no verão de 1856 de seu amigo Robert Schumann (o qual, paradoxalmente, também havia se proposto a compor uma obra com o mesmo título) e, principalmente, a morte de sua própria mãe em fevereiro do ano de 1865.
Os primeiros compassos da obra foram escritos por Brahms em 1856 e sua conclusão se prolongou, praticamente, até pouco antes de sua estréia, na catedral de Bremen, na Sexta-Feira Santa do ano de 1868. O texto foi escolhido pelo próprio autor a partir das traduções luteranas do Antigo e do Novo Testamentos.
O Réquiem Alemão está dividido em sete partes e foi composto para soprano, barítono, coro misto, órgão e orquestra sinfônica.
I – CHOR Selig sind, die da Leid tragen, Die mit Tränen säen, | I. CORO Bem-aventurados os que sofrem aflições, Os que com lágrimas semeiam, |
II – CHOR Denn alles Fleisch es ist wie Gras So seid nun geduldig, liebe Brüder, Denn alles Fleisch es ist wie Gras Die Erlöseten des Herrn werden wiederkommen | II – CORO Porque toda carne é como a erva Assim, então, sede pacientes, queridos irmãos, Pois toda carne é como a erva Os resgatados do Senhor voltarão, |
III - BARITON UND CHOR Herr, lehre doch mich, dass ein Ende mit mir haben muss, Der Gerechten Seelen sind in Gottes Hand, | III - BARÍTONO E CORO Senhor, mostra-me, então, que devo ter um fim, As almas dos justos estão nas mãos de Deus |
IV – CHOR Wie lieblich sind deine Wohnungen, | IV - CORO Que amáveis são as tuas moradas, |
V - SOPRAN UND CHOR Ihr habt nun Traurigkeit; Sehet mich an: Ich will euch trösten, | V - SOPRANO E CORO Agora estais em tristeza, Vede: Consolar-vos-ei |
VI - BARITON UND CHOR Denn wir haben hie keine bleibende Statt Sieh, ich sage euch ein Geheimnis: Herr, du bist würdig | VI - BARÍTONO E CORO Como aqui carecemos de morada permanente, Eis, eu vos revelarei um segredo: Senhor, Tu és digno |
VII – CHOR Selig sind die Toten, | VII - CORO Bem-aventurados os mortos |
Fonte: http://www.musicaeadoracao.com.br/obras/requiem_brahms_traducao.htm
http://www.megavideo.com/?d=8MAGJPPH Assita o Réquiem online
http://www.megaupload.com/?d=8MAGJPPH Baixe o video
http://imslp.info/files/imglnks/usimg/1/18/IMSLP23011-PMLP11297-BraWV__S._177.pdf
Partitura pdf Grade (score)
Pé direito on!
ResponderExcluir